sexta-feira, outubro 20, 2006

Dinâmica: Barco

Essa dinâmica foi aplicada no processo de seleção para um estágio aqui na PUCRS, e foi administrada por duas pessoa do recursos humanos da PUCRS.
Objetivo:
Participar de um desafio entre equipes onde é necessário usar as seguintes competências:
- Liderança
- Negociação
- Criatividade
- Tomada de Decisão
Aplicabilidade:
- Processo seletivo
- Desenvolvimento de Gestores
- Desenvolvimento de Equipes
Distribuição do Tempo:
- Cinco minutos para organizar os três grupos e selecionar as três pessoas que irão analisar os grupos,
- Cinco minutos para explicar a dinâmica, entregar os materiais, escolher um líder para cada equipe e entregar o desafio,
- Dez minutos para realização da dinâmica,
- Quinze minutos para perguntar para os observadores (se todas as exigência foram cumpridas pelo seu grupo), dizer qual o grupo ganhador, realizar três perguntas com os líderes de cada grupo e concluir a dinâmica.
- Total da dinâmica: trinta e cinco minutos
Material necessário:
- Papel de desenho,
- Canetinha,
- Lápis de cor,
- Tesoura,
- Cola.
Disposição do grupo:
- Dividir a turma em três grupos (mínimo três pessoas em cada grupo).
- Escolher mais três pessoas para cada uma analisar um grupo.
Como determinar o vencedor:
O grupo vencedor é aquele que conseguir realizar a tarefa com todas as exigências determinadas no começo da dinâmica, fazer um barco com o tamanho que foi solicitado e não esquecendo do chão (mar),essa exigência não será dita para os grupos.
Como funciona a dinâmica:
A dupla que está organizando a dinâmica no primeiro momento pede para a turma dividir-se em três grandes grupos, após isso três pessoas são selecionadas para analisar cada um dos grupos. Isso deve ser realizado em cinco minutos.
Em seguida é explicamos que cada grupo irá realizar a seguinte tarefa: cada grupo vai receber um papel que está escrito que eles devem construir um barco, só que cada grupo tem um tamanho diferente(um será um barco grande, outro médio e outro pequeno) essa tarefa deve ser realiza em dez minutos com as seguintes exigências: nos três primeiros minutos não é permitido nem um tipo de conversa entre o grupo e o observador e nem escrever algo no papel entregue. A tarefa deve começar a ser realizado apenas por mímica entre os componentes dos grupos, passado os três minutos a ordem é que apenas o líder pode se comunicar, passado os três minitos, os quatro minutos finais todos do grupo podem falar (expor sua opinião) para a construção do barco. Tudo isso deve ser observado pelas pessoas selecionadas no começo da dinâmica.
No final dos dez minutos é perguntamos para cada observador se alguma exigência não foi cumprida no seu grupo.
E em seguida são chamados os três líderes para mostrar o barco para o grande grupo e responder cada um três perguntas.Nessa hora a dupla que está apresentando a dinâmica deve dizer qual é o grupo ganhador.
As perguntas são:
- O que dificultou a realização da tarefa?
- O que facilitou a realização da tarefa?
- Em que momento a idéia do barco aconteceu?
Por fim a dupla expõem para o grande grupo a conclusão (o objetivo da dinâmica).
Conclusão:
Essa dinâmica conclui que a comunicação no processo de liderança e negociação é essencial. Sem uma comunicação clara e objetiva as pessoas não conseguem realizar suas tarefas e chegar nos seus resultados desejados.Por exemplo uma negociação deve ter uma comunicação clara e objetiva por que sem ela acordo nenhum pode ser realizado.Na liderança é o mesmo o líder sempre precisa ter uma comunicação contínua com o seus subordinado onde seja dito o que está bom no seu desempenho e o que precisa ser modificado(melhorado), ele precisa dar o feedback e a comunicação é essencial.
Também podemos observar nessa dinâmica que tudo ficou mais fácil quando o líder pode falar, porque só um dava a ordem, e ficou complicada quando todos do grupo poderam falar, porque cada um quiz espor a sua opinião.É importante também na comunicação que todos saibam ouvir.
Equipe: Thayana Rodrigues e Joana Noschang.

Comments: Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?